Durante a Viagem e Regresso

Documentos de Viagem

Verifique se e portador dos documentos necessários a sua viagem:

Todos os passageiros, devem possuir um documento de identificação com fotografia: Dentro da União Europeia: Bilhete de Identidade válido | Fora da União Europeia: Passaporte  (caso não possua este passaporte, poderá ver o seu embarque negado).

As cédulas pessoais. identificações militares ou judiciais não são validas para transpor as fronteiras portuguesas. Todos os documentos deveram estar dentro dos limites de validade indicados.

Certos países exigem que o Passaporte tenha ainda, pelo menos, 6 meses de validade.

Bilhetes ou Reserva de Avião, contato telefónico da Portugal Sense 5.
É importante verificar o Programa/Itinerário  de viagem e re-confirmar os voos com 72h de antecedência.

O não cumprimento desta norma pode dar origem no cancelamento do lugar confirmado.

Bagagem

Utilize malas ceis de serem transportadas. Limite a sua bagagem a uma mala e um saco de o por pessoa. Os limites de peso e dimensões das malas variam de companhia para companhia e de acordo com a destino da viagem. Algumas companhias cobram taxes adicionais pela bagagem de porão, e até pela bagagem de mão. Se desejar obter informações mais precisas sobre o transporte da bagagem na sua viagem, par favor consultenos ou consulte a linha de apoio da sua companhia aérea.

Retire os elementos de viagens anteriores e coloque uma identificação no exterior e no interior da mala. Leve na bagagem de mão os medicamentos, os valores e alguns artigos de primeira necessidade para 0 caso da bagagem de poo se extraviar. Se transportar líquidos s na sua bagagem de mãdeve respeitar o limite de 100 ml por recipiente, apresentando-os separadamente do resto da bagagem. dentro dum seco transparente, que possa ser aberto e fechado de novo.

Consulte a lista de artigos proibidos e as novas restrições ao transporte de líquidos.

Se tiver vidas. por favor consulte a sua companhia aérea. Conheça e respeite. as restrições do ps para onde vai viajar relativamente à importação de produtos de origem vegetal ou animal. Evite transportar presentes embrulhados na bagagem de mão. Podeter de desembrulhar-los no controlo de raio X. Qualquer extravio, destruição ou avaria da bagagem, depois de ter sido despachada, é da responsabilidade da transportadora. Deve apresentar uma reclamação à companhia aérea logo as a incidente. 0 comprovativo da reclamação e essencial para acionar o segura de bagagem que possuir.

Seguros

Na Programação da Portugal Sense 5 todas as viagens organizadas não incluem o Seguro Multiviagens.

É aconselhável que leia atentamente a apólice do seguro que adquiriu.

Sempre que ocorrer um sinistro e pretenda ativar o seu seguro, deverá de imediato e no momento da ocorrência, entrar em contacto com a empresa de assistência em viagem através do número destacado na apólice do seguro.

Seguidamente deve atuar de acordo com as indicações dadas pela empresa de assistência em viagem bem como, guardar todos os comprovativos de eventuais despesas para fazer devida prova destas despesas.

Poderá usar igualmente este número se necessitar de qualquer tipo de assistência em viagem.


O
 seguro nunca deverá ser ativado as o regresso de viagem.

Saúde

Certifiquese que antes de iniciar uma viagem esta de boa saúde. Se usar óculos ou lentes de contacto leve um par de reserva ou uma receita dos mesmos por uma questão de precaução

Se tomar um medicamento especifico assegure-se que o leva em quantidade suficiente. pois pode não estar disponível no local que for visitar.

Leve a receita e a parte da embalagem que identifica o tipo de medicamento e não a sua marca (que poderá não existir), o que pode facilitar a sua substituição.

É recomendável possuir uma receita do seu médico com letra legível de modo a provar legalmente que usa 0 medicamento.

o exceda as quantidades necessárias à sua utilização pessoadurante a viagem, porque transportar grandes quantidades de medicamentos pede levantar suspeitasOs passageiros com necessidades especiais devem se informar previamente das condições  para transporte de produtos em líquido ou gel.

Durante a Viagem e Regresso

Stress de Viagem

O jet lag e uma consequência  de viagens aéreas para destinos com uma diferença horária superior a ts horas. Ocorre porque muitas das funções do corpo humano (temperatura, ritmo cardíaco e necessidades fisiogicas) são reguladas por ciclos internos de 24 horas.

Quando se viaja longas distâncias rapidamente, a corpo humano demora algum tempo (normalmente três dias) a ajustar-se ao novo fuso horário.

No leque dos sintomas estão a fadiga, a desorientação, a innia. a ansiedade, falta de concentração e perda de apetite.

A direção em que se viaja é determinante. Viajar em direção a Este provoca mais alterações do que viajar para Oeste.

Tal acontece pois quando se viaja para Oeste estase a aumentar a duração do dia, contrariamentse viajar para Este encolhe o seu dia“.

As formas de minimizar estes efeitos passam por dormir e comer num horário próximo do fuso horio de destino antes de partir, descansar bastante antes da viagem e evitar preocupações de última hora.

Para voos multo longos (especialmente para Este) tente fazer uma escala durante a viagem

Beba muita água, tente fazer exercício e evite beber alcool.

No avião, utilize roupas leves. máscara e tampões para os ouvidos para dormir melhor.

Regresso

Por vezes. existem alterações aos horios de sda dos voos.

Para sua maior segurança confirme com 72 horas de antecedência o voo de regresso com a companhia aérea. 

Ao efetuar compras no exterior guarde os recibos pois no regresso as entidades alfandegárias podem inspeccionar as bagagens.